27 novembro 2012


Organizando o estudo

5

Bom galera como ano que vem é meu último ano na escola, sei que vou ter que pegar pesado nos estudos. É toda aquela coisa de Enem e passar no vestibular (federal de preferência). E como eu sei que minha vida vai mudar muito em 2013, porque vou me dedicar  completamente aos estudos, resolvi fazer esse post, com 5 dicas para organizar melhor seus estudos. PS: serve pra quem faz faculdade também!

Dica 1 - Melhor horário

Escolha o melhor horário, para reservar apenas para o estudo. Por exemplo: se você estuda de manhã reserve a tarde, ou a noite (apesar de que a noite é bem mais cansativo), se você vai a tarde pra escola e de manhã sente muito sono, reserve sua noite. O ideal é duas horas por dia, mas se você aguenta mais que isso, melhor ainda. 

Dica 2 - Um canto só seu

É a hora de desligar as redes sociais, esquecer o celular (sei que é quase impossível), mas isso pede um sacrifício seu e muita determinação. Encontre um local ideal, sala, quarto, escritório, enfim, um lugar que seja  arejado e confortável, encontre uma boa mesa para que você possa esparramar seu material á vontade, e não se esqueça da cadeira que é importante, pois você não quer trazer problemas pra sua coluna, certo? PS: Jamais estudar na cama ou sofá. Só atrapalha, pois o sono vem mais rápido do que você imagina.

Dica 3 - Faça listas

Se você se esquece fácil das coisas (como eu), melhor recorrer á amiga lista. Você pode se organizar como quer, através da data ou tarefa a ser feita. E lembre de ir riscando conforme for acontecendo as tarefas. No meu caso eu sempre perco a lista, então prefiro usar agenda mesmo, o mês e a data já estão lá, é só colocar a tarefa no dia certo, e fica mais fácil visualizar. Tenho um mural de fotos, que uso para colocar bilhetinhos dos meus compromissos, é uma ideia também.

Dica 4 - use post-its, clips, marca textos, e canetas coloridas

Post-its uso sempre, são ótimas para fazer pequenas anotações e deixa-las em lugares visíveis. Os clips ajudam a organizar suas folhas e marcar paginas. Canetas coloridas, destacam informações importantes que ajudam depois na hora de estudar e deixam o caderno mais bonito, haha. Marca textos, são meus fiéis amigos, tudo o que o professor fala e tem na apostila, lá estou eu marcando com os marca textos, se você tiver muito texto, ou até um trabalho para apresentar ele te ajuda.

Dica 5 - Colha informações 

Corra atrás de todas informações possíveis, não se limite apenas aos textos ou livros oferecidos em sala, busque informação em outros livros, se você prefere a internet tudo bem, mas lembre se, somente em sites confiáveis. E mesmo assim de preferencia aos livros, afinal ler só vem pra somar.


Espero que tenha ajudado (pra mim ajudou muito), a ter mais disciplina e empolgação na hora do estudo. Geralmente a gente reclama, mas é uma parte muito importante da nossa caminhada.
Beijos, e bom estudos. Mas só ano que vem né? Vamos aproveitar essas férias lindas! 

5 Comentários:

Karina Pink disse...

ola curtindo e seguindo!
retribui flor,pinkbjs
http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

Sarah Piazza disse...

Opa, obg! Com certeza vou retribuir! Bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amei seu blog e já estou seguindo aqui!

passa lá no meu pra conhecer: http://www.vitrinedeestilo.com/

Beijos

Unknown disse...

Adoreeeei o post! Super útil :D
To seguindo... http://sapatilhadeoncinha.blogspot.com.br/2012/11/inspire-se-penteadeiras-e-escrivaninhas.html

Postar um comentário